CORRENTES DE MARÉ
CORRENTES DE MARÉS NA COSTA BRASILEIRA.
SÃO TRÊS AS PRINCIPAIS CORRENTES, E TEM INFLUÊNCIA DIRETA NA PESCA NO BRASIL.
CORRENTE DAS MALVINAS;
CORRENTE DO BRASIL;
CORRENTE EQUATORIAL;
BOLSÕES DE ÁGUAS: SÃO ÁREAS DE DIFERENTES TEMPERATURAS, FORMADAS PELAS CORRENTES SÃO DELIMITADAS OU DIVIDAS, PELOS RILHEIROS DE MARÉS, OU VÓRTICES, OS BOLSÕES PODERÃO SER DE DIFERENTES TEMPERATURAS;
CORRENTE DAS MALVINAS:
CORRENTES DE ÁGUA FRIA, PROVENIENTE DO POLO SUL, OCORRE DURANTE O INVERNO, ATINGE A COSTA SUL DO BRASIL NO MEADOS DO MÊS DE ABRIL, E RETROCEDENDO NO MÊS DE NOVEMBRO, SEU AVANÇO PARA O NORTE DEPENDE DA INTENCIDADE DO INVERNO;
CORRENTE DO BRASIL:
CORRENTE PROVENIENTE DA COSTA LESTE DO BRASIL, A PARTIR MAIS OU MENOS DO CABO CALCANHAR, NA DIREÇÃO DE WEST/SUL, EMPURRANDO A CORRENTE DAS MALVINAS PARA O SUL, CHEGANDO NO VERÃO NO MÊS DE JANEIRO ALÉM DA DIVISA SUL DO BRASIL.
CORRENTE EQUATORIAL:
CORRENTE QUE BANHA A PARTE NORTE DA COSTA DO BRASIL, DO CABO CALCANHAR ULTRAPASSA O OIAPOQUE.
Na costa do Brasil, são três as Correntes Oceânicas que predominam, formando assim todas as características, sazonais e regionais, que propiciam e tem influência direta na pesca no Litoral do Brasil.
De acordo com as correntes, temos os corsos (imigração e migração de peixes) dos cardumes ou espécies que acompanham as marés.
As correntes têm influências tanto na alimentação (disponibilidade de alimentos), como na reprodução.
A mistura das correntes fria com a quente desenvolve micro organismos, também favorece a ovulação, bem como a desova das espécies também.
obs: TRABALHANDO NA DESEMBOCADURA DO RIO AMAZONAS NA PESCA DA PIRAMUTABA EM 1979 E NA PESCA DE CAMARÃO ROSA EM 1984 / 85, ONDE PREDOMINA A CORRENTE EQUATORIAL E COM A MAIOR AMPLITUDE DO BRASIL, ONDE O GRANDE VOLUME DE ÁGUA DO RIO AMAZONAS E SEUS AFLUENTES TÊM GRANDE INFLUÊNCIA NA VELOCIDADE DA CORRENTEZA PODENDO ATINGIR ATÉ 3 NÓS FORA DA BARRA E ATÉ 7 NÓS NOS CANAIS PRINCIPALMENTE DURANTE AS VAZANTES, TAMBÉM TEM GRANDE INFLUENCIA NA PESCA..